terça-feira, 24 de julho de 2012

Tônico Facial para que serve?


Hoje vim falar sobre tônicos. vocês já ouviram por diversas vezes, inclusive aqui no blog, que os cuidados essenciais com a pele são:
  • Limpar
  • tonificar
  • hidratar
limpar, agente sabe porque né!? hidratar também, mas e o tônico o que faz?
Para  sabermos essa resposta, precisamos saber algumas premissas:
  • pH = Potencial de Hidrogênio

O pH é medido dessa forma:
1-6 – ácido
7 – neutro
8-14 – alcalino

pH-Chart

  • o pH da pele do rosto (isso porque, em cada parte do corpo o pH é diferente) fica em volta de 5,0 à 5.5 na maioria das pessoas, portanto, é um pH ácido.
  • o pH dos sabonetes e limpadores geralmente é alcalino, hoje já temos vários tipos com pH neutro. vocês já viram né?
Com base nessas informações acima concluímos que : quando limpamos a pele, com sabonetes, loções e etc.. alteramos o seu pH fisiológico (normal) e deixamos a pele mais alcalina. Conseguimos notar este efeito, por exemplo, quando limpamos o rosto, e em seguida sentimos a pele seca e repuxando, já sentiram? Então usamos o tônico em seguida para reequilibrar o pH da pele, e assim ela volta ao seu pH fisiológico.
Se você não usar o tônico, sua pele também vai voltar ao pH fisiológico, porém vai demorar mais, e o tempo que ela fica alcalina vai deixando-a mais ressecada.
Portanto o tônico tem função muito importante para pele, e deve ser usado todas as vezes que você lavar o rosto.
Além de equilibrar o pH, hoje existem diversos tônicos no mercado, que vem com ingredientes a mais, que hidratam, regulam oleosidade, limpam,adstringem e etc.. Então é só escolher o que mais lhe agrada e começar a criar este hábito bom.
* As melhores opções são os tônicos sem álcool

Eu não indico tônicos com adstringentes para uso diário (de vez em quando pode) de nenhuma pele, pois os adstringentes, retiram muita oleosidade da pele, com o uso repetitivo a pele pode entender que você está retirando demais, e por isso, ela precisa produzir o dobro.  E causa oque chamamos efeito “rebote”. Uma vez ou outra antes de um evento ou de uma maquiagem para a pele segurar mais a maquiagem é bem vindo.
E para quem gosta de inventar segue vídeo com tônico caseiro.
- vale lembrar que a durabilidade é bem menor, e que é mais fácil de ser contaminado, refazer a cada 3 dias.
Espero que tenham gostado


Tônico Facial com Vinagre de Maçã
Dica Curinga - Como Limpar a Pele
Dermaroller o  Segredo das Famosas