quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Nutrição para a Pele– Albumina


Boa Tarde,2358f263001b50fcac39b27ced008abaHá um tempinho atrás fiz um curso sobre “Recuperação da pele danificada” com Dr. Rômulo Mene (cirurgião plástico) . E um dos temas abordados foi sobre os alimentos que são necessários comer para ter uma pele saudável, para não acumular líquidos, gordura localizada, e ter uma boa circulação. Afinal, é do que nós comemos que é formado nosso corpo . As células da nossa pele se alimentam dos nutrientes que ingerimos. Só nessa introdução vocês já viram que tem muito assunto né!? mas uma das coisas que me chamaram atenção foi o uso de proteínas, entre elas a Albumina,  para tratamento de celulite e retenção de líquidos. E é sobre a Albumina que vamos falar hoje.

Veja só a Albumina é uma proteína sanguínea, 65% do sangue é albumina.
O que ela faz?A albumina é responsável  por manter a água dentro da circulação, quando a circulação de albumina diminui, a água escapa das veias, e extravasa para os tecidos que estão  debaixo da pele produzindo  inchaços, e edemas, consequentemente uma má circulação, falta de oxigenação local, podendo ajudar no processo de início da celulite, inchaço de pálpebras, dores nas pernas e um etc imenso…
Uma suplementação de albumina melhora a qualidade sanguínea,uma boa circulação faz com que a água má localizada nos tecidos seja drenada livrando o tecido do edema causada pela água que se acumula por falta de uma boa circulação  nos vasos,por isso a melhora na celulite e o inchaço.
A albumina é uma proteína que pode ser encontrada no leite, no sangue e na clara do ovo.
  • Seroalbumina: é a proteína do soro sanguíneo – usada em tratamentos para queimaduras e hemorragias graves, é caríssima, e é retirada do sangue humano.
  • Ovoalbumina/Lactoalbumina: é a albumina da clara do ovo/ leite – usada em pessoas submetidas a cirúrgias plásticas, lipoaspiração e mulheres no período pós parto, pois ajuda a desinchar
Os suplementos alimentares compostos de  albumina, que são vendidas para consumo, são extraídas da clara do ovo ou do leite.
Como adicionar a Albumina na minha alimentação diária?Hoje é possível encontrar Albumina em pó de várias marcas diferentes,a que eu conheço e recomendo é da Natu Vitta (essa da foto), ela vem numa embalagem de 500g em pó  disponível em 3 sabores, natural, frutas tropicais e morango.
  • Tomar 2 colheres de sopa dissolvido em 200ml de água, leite ou suco.
  • Se você quer reduzir o peso, pode substituir o café ou o jantar por essa  bebida.
Ai você se pergunta para que comprar albumina em pó, se eu posso tomar leite e comer ovos? Acontece que a quantidade que comemos nesses alimentos não é suficiente, teríamos que comer muitos ovos e tomar muito leite, e o leite e os ovos tem muitos outros nutrientes além da albumina que em quantidade exagerada pode ser ruim para o corpo. Por isso, é mais fácil tomar a albumina em pó pura, assim não há contra indicação.
Curiosidade: A albumina é famosa ainda por possuir os 23 aminoácidos essenciais, (aminoácidos, são as pequenas partículas que juntas compõem uma proteína, 23 aminoácidos podem formar zilhoes de proteínas diferentes).
Espero que vocês aproveitem a informação, e compartilhem com as amigas