sábado, 18 de agosto de 2012

Proteção Solar

Olá,

Aqui estamos nós de volta, para falar de um assunto muito importante.

Fator de Proteção Solar o famoso FPS

O sol emite três tipos de radiação, são elas: UVA, UVB e UVC.

UVA - Sua intensidade é constante durante o ano inteiro, ou seja, não importa se é verão ou inverno, se o sol está brilhando ou entre nuvens, ela está presente nos 12 meses do ano com uma variação muito baixa.
O que ela causa na Pele? Sua penetração na pele é profunda causando o fotoenvelhecimento. Se você tem sua vovó viva, basta olhar a diferença da pele do braço para a pele das coxas e você vai entender do que estou falando. Vide foto.
PS - Essa radiação foi encontrada em doses mais altas, do que as emitidas no sol, em câmaras de bronzeamento.

UVB -  Sua intensidade é variável de acordo com as estações do ano, aumenta no verão e entre os horários  das 10h às 16h . O que causa na Pele? sua penetração é mais superficial é esta radiação responsável pelas queimaduras, pelo tom bronzeado, e também pelo câncer de pele.

UVC - Esta radiação não atinge a superfície terrestre, porque não atravessa a camada de ozônio.Seriam os raios mais perigosos, se conseguissem atravessar a atmosfera superior.
PS Deus não é perfeito?


A proteção dos raios UVA são medidos em %, e a proteção dos raios UVB são medidos dependendo da relação entre o tempo que a pessoa pode se expor à luz solar usando filtro solar antes de se queimar e o tempo que ela pode ficar exposta à luz solar sem se queimar. Por exemplo, uma pessoa que se queimaria depois de 12 minutos no sol deve se queimar 2 horas (120 minutos) se protegida com um filtro solar de FPS 10 (10 vezes mais proteção).
Além disso existem filtros químicos - que absorvem a radiação e precisam ser reaplicados à cada 2h
e os filtros solares de tipo físico - que refletem a radiação, e não precisam ser reaplicados.

Alguns médicos gostam de receitar altos fatores de proteção outros gostam de receitar pouco...Isso vai variar muito de cada um. Vou dar minha opinião, o que eu indico para meus clientes, se você trabalha ou faz alguma atividade (e aqui entra qualquer atividade que dure mais de 20 min exposto ao sol, pode ser dirigir, caminhar até o ponto de ônibus etc.)ao ar livre, e toma sol constante, então sim use um fator alto e reaplique sempre, mas se você mal toma sol, trabalha em escritório o FPS 15 está de bom tamanho. A pele também precisa receber um pouco de sol para poder produzir Vit D.

E ainda..
A ação do sol é cumulativa, o que quer dizer, que o sol que você tomou ontem não vai brotar numa ruga amanhã, ele vai se "cumulando" e depois de um bom tempo você terá os resultados. Por isso, o ditado que diz "melhor é prevenir do que remediar".

Agora é só escolher o protetor solar que melhor combina com seu tipo de pele, como fator que mais se enquadra em suas atividades e  que tenha proteção UVA e UVB.

Um Abraço
G