sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Maquiagem Definitiva ou Micropigmentação


Vim falar de um assunto super importante, a micropigmentação
A micropigmentação é um técnica que deriva da maquiagem definitiva como era mais conhecida antes. Consiste na técnica de depositar pigmentos por dentro da pele. é feita por um profissional e para entender o processo vamos precisar saber um pouquinho mais sobra a pele:


A pele:
possuí 3 camadas 


Epiderme: Camada mais superficial, composta basicamente de queratinócitos. Não possui vascularização, e está em constante renovação.

Derme: camada mais profunda, onde se encontram os vasos sanguíneos, linfáticos e diversos tipos de células;

Hipoderme: Camada mais profunda que é composta de adipócitos (células de gordura) que acolchoam a pele.


A micropigmentação deposita os pigmentos na epiderme. Portanto, ela não é definitiva, pois a pele vai se renovando e o pigmento vai saindo. A duração varia de 12 à 18 meses.
Isso é o que difere a micropigmentação da maquiagem definitiva e da tatuagem, pois ambos os casos colocam os pigmentos na derme, a derme não se renova, portanto é impossível retirar novamente os pigmentos sem causar lesão. 

Permanência dos Pigmentos

Quando a pele reconhece um corpo estranho (pigmento) na epiderme envia uma célula para “paralisá-lo” , ela literalmente engole o pigmento e o prende dentro dela. Esse processo chama-se fagocitose. Após ser fagocitado o pigmento permanece intacto e paralisado na pele. Os pigmentos que não são fagocitados são expelidos. Por isso, a micropigmentação costuma clarear 30 a 50% depois de 10 dias, e é indicado fazer um retoque em até 30 dias.


Tattoo X micropigmentação
A grande diferença entre uma tatuagem e a micropigmentação é a camada onde os pigmentos são depositados.

Os pigmentos da tatoo são depositados na Derme, a camada mais profunda, e por ser uma agressão maior ela causa cicatriz, deixa a  pele tatuada levemente hipertrófica (isso quer dizer em relevo) e em alguns casos até brilhante, o que para a tatuagem não é problema, pois a ideia é dar destaque ao desenho. 

Já na micropigmentação os pigmentos são depositados na Epiderme, justamente para não causar cicatriz nem brilho, deixando bem mais suave e natural que é o objetivo da técnica. A ideia é que fique o mais natural possível. Outra fato importante é a escolha na cor do pigmento. Os pigmentos de micropigmentação são diferentes dos pigmentos para tattoo, são de origem inorgânica geralmente os mesmos usados em corantes de alimentos. O bom profissional sabe que cada pele também tem sua cor (melanina) em diversos tons, e quando se usa um pigmento mistura-se ao tom da pele gerando assim uma 3º cor. É preciso tem um vasto conhecimento em colorimetria para que não haja erro. Esta é a principal reclamação que tenho visto.
















Nestes dois casos eu fiz as sobrancelhas com o mesmo tom, mudando apenas a base uma para um tom quente outra para um tom frio, olha a diferença e a naturalidade dos dois. 

Técnica Atual de Micropigmentação
Benefícios do Vinagre de Maçã





Contato:
97995-6096/ 98386-2785
geina.gomes@yahoo.com.br