terça-feira, 15 de outubro de 2013

Visagismo

Boa Tarde,

Estive no começo do mês, no primeiro congresso de Visagismo, que foi surpreendente!! e queria compartilhar um pouco com vocês sobre o tema.

A palavra visagismo é um termo que está começando a ser mais difundido na mídia e no mundo da beleza, no entanto, ainda há muitas associações erradas ou não tão completas ao nome. Eu mesma, no começo, associava o termo só a cabeleireiros, por isso, hoje vim falar para vocês o que eu entendo, e venho aprendendo sobre o visagismo.

O que é visagismo ?


É a arte de criar uma imagem pessoal, que expresse quem você é. Que revele sua beleza de acordo com suas características físicas e os princípios de linguagem visual.

" A sua imagem diz para os outros quem você é".  É com base nessa afirmação que o visagista cria a imagem.
O que torna o trabalho de visagismo mágico, na minha opinião, é a personalização que é feita. Cada pessoa tem uma beleza própria e uma individualidade. Não existe um padrão de beleza. Ela é variável de acordo com o tempo e o espaço. O trabalho de um visagista é muito profundo e nada fútil viu!?, cada caso é um caso. Mas para vocês terem uma noção básica do que ele faz, vou resumir aqui em alguns pontos principais:

1. O visagismo trabalha para expressar o SEU tipo de beleza. Para isso o primeiro passo é descobrir um pouco mais sobre você. Sua personalidade seus pontos fortes e fracos.
Para isso, baseia-se numa análise do rosto.No exemplo abaixo, nossa modelo tem a área do intelecto maior que as outras, o que caracteriza uma pessoa que usa muito mais a razão do que as outras áreas. (se o uso da razão é excessivo e está sendo prejudicial, uma boa solução é usar uma franja lateral que não tire todo o intelecto mas que dê um equilíbrio), o contrário também pode acontecer, a pessoa pode se orgulhar do seu intelecto e não querer esconde-lo, quer mostra-lo, essa pessoa jamais usaria uma franja. Não existe um certo e errado vai depender de qual imagem ela quer passar em cada circunstância. Cada pessoa tem sua beleza e suas características que a faz única. 



2. As linhas, e formatos do rosto também influenciam. Descobrir seu temperamento é fundamental para criar uma imagem que seja a sua cara. Hipócrates, que é considerado o pai da medicina, foi quem criou a primeira tipologia de temperamentos:

Sanguínea                     Colérica                              Melancólica                  Fleumática


Beleza Sanguínea
Luminosidade, vibração. Dinâmica, festiva e motivadora, é destemida e tem muita criatividade. Sua cor é o amarelo. Irradia alegria e entusiasmo.

Beleza Colérica
A beleza colérica expressa muita atitude. Poderosa, passional e independente, é também líder. Ligada ao coração, sua cor é o vermelho. Transmite força, coragem e determinação.

Beleza Melancólica
É elegante, sensível e artística. Profunda, charmosa e sofisticada. É ligada à água, sua cor é o azul. Transmite calma e organização.

Beleza Fleumática
É serena e espiritualizada. Meiga, acolhedora e abnegada. Também diplomática e amigável. Ligada ao éter, sua cor é o roxo. Transmite segurança e paz

3. O momento - Em cada situação é preciso passar uma imagem diferente. Para criar uma imagem, a pessoa precisa saber o que ela deseja transmitir. E isso é muito variável, porque vivemos de fases. Portanto, um passo fundamental é descobrir qual fase você está e o que gostaria de expressar na fase atual. No exemplo abaixo, fotos da mesma pessoa, com imagens em fases diferentes. Na foto cores sóbrias. cabelo preso reto, mostrou toda a força do rosto, passa autoridade e poder. Na 2ªfoto o cabelo mais claro deu um ar mais simpático, com o penteado clássico com volume na nuca que dá um ar charmoso, as cores opacas na maquiagem equilibram segurança e simpatia. Na foto a cor dos cabelos avermelhados e solto com leves curvas, os lábios brilhantes e  sobrancelhas mais arqueadas dão um ar mais sensual. Portanto, o segundo passo é você definir qual imagem gostaria de passar no PRESENTE momento. 





Viu só quanta coisa?? e ainda tem muito mais que não caberia aqui!!! Visagismo é uma arte, e pode ser usado em muitas áreas na vida. 
Abaixo um vídeo do Philip Hallawel que foi o responsável pelo 1º congresso de visagismo, que é artista plástico e preconizador do visagismo no Brasil e no Mundo. 







O QUE VOCÊ DESEJA EXPRESSAR?