quinta-feira, 6 de março de 2014

Curiosidades - Divina Proporção


A beleza tem forte influência cultural e comportamental. Figuras públicas influenciam o padrão de beleza de uma geração, portanto não existe um padrão para a beleza, porque ela varia com o tempo, e o espaço. É sabido que copiamos o padrão da  nobreza, quando a nobreza  do século 17 passa a ser obesa, este passa a ser o padrão estético de todo o período. Isso é influência cultural. A nobreza dita a beleza. A nobreza é bela. Logo, a obesidade é bela.
Mas será que existe algo em comum entre as obesas retratadas em “As Três Graças”, de Peter Paul Rubens, símbolo de beleza do século 17, e Angelina Jolie, no século 21? Haveria algum elo comum dentro de tanta diversidade cultural?
As Três Graças
As Três Graças
A resposta é SIM!!!!
Leonardo Fibonacci Pisano, matemático italiano que viveu no século 12, desvendou o mistério dessaimage tal proporção por meio de relações geométricas. Sabe-se que a fórmula decodificada por ele não foi uma invenção. Foi, na verdade, um estudo de proporções geométricas que encontrou em elementos da natureza , e notou que essas medidas também foram utilizadas por artesãos da Grécia antiga. A essa relação, Leonardo Da Vinci deu o nome de Divina Proporção.
Um rosto considerado bonito é mais simétrico e harmônico do que os demais.
Stephen Marquardt criou um rosto completamente simétrico com base na divina proporção sendo:
A altura da testa = altura do nariz ;
Altura do nariz = 1/3 inferior rosto; 
Largura do nariz = largura dos olhos; 
Distância interocular = largura do nariz;
Distância entre os olhos = largura dos olhos;
Largura da boca = 1,5 x largura do nariz (Maquardt considera 1,618 - proporção Phi);
Largura da face = 4 x largura do nariz.
A máscara de Marquardt , que é considerada como a interpretação do rosto perfeito, serve para analisarmos a aparência de todo o tipo de rosto. Quanto mais o rosto se ajustar a essa máscara, mais belo e atraente ele parecerá. 
Máscara de Marquardt
image
image
Aqui no Brasil a mulher com o rosto mais simétrico (conhecido) é o da Carolina Dieckmann
Nós pobre mortais que não temos muito simetria, procuramos sempre o melhor perfil para as fotos kkkkkk.
Eu uso a Divina Proporção para fazer sobrancelhas,e maquiagens, mas ela tem uma grande campo de atuação, dentistas usam para alinhar os dentes corretamente, arquitetos engenheiros, cirurgiões plásticos, em tudo se pode ver a divina proporção!