terça-feira, 4 de novembro de 2014

Como Funciona a Pele


A pele é o maior órgão que nós temos.
Ela reveste todo o nosso corpo e sua principal função é a de proteção.
A pele é formada por 3 camadas (em algumas literaturas atuais, a terceira camada já não é considerada pele)Camadas_da_pele
- Epiderme: a camada mais superficial, essa que nós vemos, é composta principalmente de queratinócitos e é subdividida em mais  5 camadas.
- Derme : nesta camada é que se encontram os vasos sanguíneos e  linfáticos, os fibroblastos (células que produzem o colágeno, elastina e reticulina) que são de vital importância para a sustentação da nossa pele.
- Tela Subcutânea : é a camada mais profunda composta principalmente de adipócitos (células que acumulam gordura) e é esta camada que da o formato para o nosso rosto, e corpo.
Vamos falar especificamente da pele do rosto.
rugas
Em média, até cerca de 25 anos,temos um mecanismo de  equilíbrio perfeito na pele,o que isso significa, que toda vez que a quantidade de colágeno (por exemplo) cai, a pele rapidamente pede para os fibroblastos aumentarem sua produção,mantendo assim nossa pele saudável, sem rugas e vincos. Porém, a partir dessa idade as células começam a ficar mais lentas  e diminuem sua produção, dai o nível de colágeno que era 100% começa a baixar para 90% e assim gradativamente conforme os anos vão passando.
Isto ocorre naturalmente, é o processo normal de envelhecimento do ser humano, somado a isto, ainda temos o sol, nossos hábitos alimentares, doenças, consumo de cigarros, álcool, medicamentos e um etc bem grande, que também influenciam na saúde das nossas células e consequentemente na sua produção.
A descoberta de plantas e outros materiais naturais que foram utilizados na pele e provocado um bom resultado é tão antigo que não se sabe onde começou.
Hoje temos uma infinidade de cosméticos, cada um para um problema específico.
O que eu gostaria de lembrar é que nossa pele é um órgão de defesa, ela não permite que qualquer ativo entre, pelo contrário, ela barra a entrada de qualquer corpo estranho. Imagine só, se tudo que encostasse na nossa pele entrasse, um simples passeio no parque poderia nos causar uma infecção generalizada, imagine quantos micro-organismo estão flutuando com a poeira no vento, se tudo isso penetrasse na nossa pele, nós teríamos que viver dentro de um bolha. No entanto, isso não acontece porque a pele barra a entrada (e ainda tem gente que não acredita em Deus), e se algo conseguir penetrar existe um mecanismo de defesa para não deixar que o que entrou vá para a corrente sanguínea.
Agora você deve estar se perguntando e os meus cremes?? então eles não fazem nada?? A grande maioria dos cosméticos (farmácia e supermercados) não penetra na pele, ele faz uma camada protetora do lado de fora, evitando que a água que nós temos dentro da pele evapore, esse tipo de hidratação é chamada de hidratação oclusiva.
Para que um produto entre na pele ele precisa ter uma  afinidade com a pele. Sabemos através de testes que a pele tem afinidades (possibilita entrada) com alguns ativos específicos, é o caso dos hormônios por exemplo. A par desta informação são criados em laboratórios micro-capsulas com esse material, e dentro dessas capsulas são colocados os ativos que queremos para a pele. Então através dessa microesfera esse produto entra na pele estoura lá dentro e libera o principio ativo. Esse tipo de produto é chamado de dermocosmético.

Dúvidas, Críticas ou mais informações
contato