segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Shampoo e Condicionador precisam ser da mesma Linha?



     style="display:inline-block;width:728px;height:90px"
     data-ad-client="ca-pub-5778795232192816"
     data-ad-slot="1204716106">


#FicaaDica desta semana é sobre cabelos. Estamos sempre a procura de novos tratamentos, máscaras shampoos. E sempre misturamos tudo dai surge a pergunta Shampoo e Condicionador Precisam ser da mesma Linha?


Para entender isso de uma forma melhor vamos falar da função, e dos ingredientes  de cada um primeiro.

O Shampoo

shampoo e condicionador mesma linha
São higienizantes, usados para limpeza dos cabelos e do couro cabeludo. Na sua composição há principalmente tensoativos (tem capacidade de interagir água e óleo) os tensoativos "quebram" as cadeias químicas que formam o óleo, fazendo com que ele se misture na água e assim podemos retirar essas sujidades dos cabelos. A questão é que temos diversos tipos de moléculas oleosas diferentes, temos a secreção sebácea produzida pelo nosso próprio couro cabeludo, temos excessos de produtos (cremes para pentear e etc) temos resíduos de poluição e um etc...
Por isso, os shampoos não tem somente um tipo de tensoativo, mas sim vários tipos diferentes, para poder limpar toda essa sujeira.
Além dos tensoativos nos Shampoos também iremos encontrar ingredientes como conservantes, estabilizantes, corantes, fragrância, hidratantes e nutrientes.

Os principais tensoativos são:
  • Lauril sulfato de sódio
  • . Lauril sulfato de amônio
  • . Lauril éter sulfato de sódio
  • . Lauril éter sulfato de amônio
  • . Trietanolamina

  • . Lauril sulfosuccinato de sódio
  • . Cocoamidopropil betaina
  • . Dietanolamida de ac. graxo coco
  • . Lauril poliglucosideo
  • . Dioleato metilglucose

O Condicionador


Como o shampoo quebra as partículas oleosas, o cabelo fica seco e espigado, porque ele acaba tirando até a oleosidade mínima que precisamos. O condicionador entra para resolver esta parte. Rico em óleos e nutrientes ele devolve uma parte "boa" da oleosidade necessária para o cabelo. Isto agente logo percebe quando lavamos os cabelos não é? agora o que não temos muita consciência é que no condicionador estão também os ingredientes neutralizantes dos tensoativos acima.
Porque imagine você, usamos o shampoo e ele inicia uma reação de quebra de partículas, e não vai parar sozinho, ele precisa ser neutralizado. No condicionador temos os ativos que "barram" ou finalizam o processo de quebra do shampoo. Como em cada shampoo temos tensoativos diferentes, cada condicionador é específico para seu shampoo par. 

Conclusão

Portanto, é importante usarmos sim o Shampoo e o Condicionador da mesma linha. 
A não ser que você seja muito boa em química e saiba ver as bases do shampoo e saber os neutralizantes necessários, se não compre da mesma marca e poupe esforços rs.
Cada shampoo tem ativos diferentes e precisam ser neutralizados de acordo com estes ativos.